20 de julho de 2010

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O Porquê da música na Educação

 
O Porquê da música na Educação


A música tem um papel importantíssimo no processo de formação de um indivíduo. É muito valioso que crianças tenham contato com esta arte desde pequenas, e que ela seja inserida de forma criativa no currículo escolar, pois, dentro do processo didático-pedagógico, a música é considerada ciência e arte que são compostas, basicamente, por sons, ritmos, melodia e harmonia.

Sendo uma manifestação artística, ela contribui para uma formação integral da criança, honrando os valores culturais e promovendo o senso estético, a sociabilidade, a expressividade, afastando a criança da timidez.

O papel da música na educação deve ser visto não só pelos educadores, mas também pelos pais como uma experiência enriquecedora, tornando a aprendizagem um momento mais alegre e receptivo ao possibilitar uma maior fixação dos conteúdos aplicados.

Muitos professores utilizam o recurso da música para ensinar conteúdos de geografia, história e até mesmo matemática, desenvolvendo a criatividade e chamando a atenção dos seus alunos, atingindo, assim, as metas de aprendizado de forma prática e estimulante.

No processo de alfabetização, isso acontece ensinando as letras e brincando com as palavras em forma de música. É também uma forma de chamar a atenção daqueles alunos inquietos na sala de aula.

Cada vez mais fica urgente a ludicidade no ambiente educacional, buscando uma aprendizagem significativa e que atenda as necessidades impostas pela sociedade, tornando o aprendizado prazeroso e convidativo.

Por meio da musicalização, a arte se encaixa nessa ludicidade, pois auxilia a criança não só na construção do aprendizado, mas também na construção de si mesma, desenvolvendo noções do seu próprio corpo e despertando uma melhor comunicação e criação artística espontânea.

É importante conscientizar que a musicalização estabelece uma ponte que introduz o sentido de parceria e cooperação, o que eleva a autoestima e, acima de tudo, favorece os desenvolvimentos cognitivo/linguístico, psicomotor e socioafetivo do aluno, independente de sua faixa etária. Quanto maior o estímulo, maior será o desenvolvimento cognitivo/linguístico da criança. Nesse sentido, a música favorece a amplitude de todos os sentidos do corpo humano.

Ao focar o desenvolvimento psicomotor, as atividades lúdicas de cantar fazendo gestos e bater palmas e pés permitem que se desenvolva o senso rítmico e a coordenação motora, fatores importantes também para o processo de aquisição da leitura e da escrita.

É importante também a valorização do desenvolvimento socioafetivo da criança que, aos poucos, forma-se sua identidade, passando a compreender o conceito de grupo. Além disso, ao expressar-se musicalmente de forma prazerosa, a criança libera suas emoções e conquista um sentido de segurança e autorrealização.

Por se apresentar de forma livre e sem exigir pressão e cobranças, fica evidente que a prática da musicalização facilita a comunicação do aluno consigo mesmo e com o meio em que vive, contribuindo para seu desenvolvimento social e despertando o respeito de forma a facilitar a inclusão de outras crianças.

Kátia Bellotti

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