12 de setembro de 2012

2

Emancipação Política de Alagoas

Emancipação Política de Alagoas

Alagoas fez parte da capitania de Pernambuco até 1706 quando foi criada a comarca de Alagoas com com jurisdição em Porto Calvo, Pernambuco. Em 16 de setembro de 1817, Dom João VI, rei de Portugal, emancipou a comarca de Alagoas da jurisdição de Pernambuco dando-lhe um governo próprio.  Alagoas passou a ser capitania, tendo como capital a Vila de Alagoas , hoje Marechal Deodoro.

Inicialmente, o território alagoano constituía a parte sul da Capitania de Pernambuco, só vindo a conquistar sua autonomia em 1817, como punição imposta por D. João VI aos pernambucanos pela chamada "Revolução Pernambucana", movimento separatista. Sua ocupação decorreu da expansão para o sul da lavoura de cana-de-açúcar da Capitania de Pernambuco, que necessitava de novas áreas de cultivo. Surgiram, assim, Porto Calvo, Alagoas (atual Marechal Deodoro) e Penedo, núcleos que orientaram, por muito tempo, a colonização e a vida econômica e social da região.

O território alagoano foi elevado à condição de capitania no ano de 1817, sendo até então uma comarca. Tornou-se um estado a partir da Proclamação da República, ato realizado pelo alagoano  Deodoro da Fonseca, em 1889. Dois anos mais tarde, em 1891, foi promulgada em Alagoas a sua primeira Constituição estadual.

Alagoas é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado no leste da região Nordeste. Sua capital é a cidade de Maceió e a sede administrativa é o Palácio República dos Palmares

O estado de Alagoas está localizado na Região Nordeste e tem como capital Maceió. Possui uma superfície de 27.830,65 km², a terceira menor dentre as unidades federativas (considerando o Distrito Federal).

Faz fronteira:

A leste: Oceano Atlântico;

Ao norte: com Pernambuco;

A oeste: com a Bahia;

E ao sul: com Sergipe.

O estado se divide ainda entre três das quatro sub-regiões do Nordeste, sendo elas: o Sertão, o Agreste e a Zona da Mata, de oeste a leste nessa mesma sequência.

Dois tipos climáticos são predominantes em Alagoas. O primeiro é o semiárido, que abrange todo o oeste do estado. O segundo clima é o tropical úmido, que prevalece nas terras situadas a leste.

O relevo de Alagoas é formado predominantemente por depressões e planaltos, com média altimetria de 300 metros. O ponto culminante de Alagoas fica na Serra da Onça, situada a 1.016 metros acima do nível do mar.

A cobertura vegetal alagoana é formada por espécies características de dois biomas:

 - Caatinga, que se estende pelo oeste do estado e é caracterizada por árvores caducifólias (que perdem suas folhas na estação seca), xerófitas, arbustos e gramíneas;

- Mata Atlântica, a leste, composta por florestas.

As terras úmidas da costa são recobertas por vegetação litorânea, como mangues e restingas.

A rede de drenagem de Alagoas pertence às bacias do Rio São Francisco (oeste) e do Atlântico Nordeste Oriental (leste). Entre os seus principais cursos d’água estão os rios Mundaú, Camaragibe, Coruripe, Ipanema, Manguaba e São Francisco.

Algumas das festas populares do estado são: Reisado, Cavalhada, Guerreiro, Caboclinhos, Festa do Mar, Peja e outras. A gastronomia alagoana possui uma grande variedade de preparos, muitos dos quais levam em sua receita os frutos do mar. Um dos pratos típicos de Alagoas é o sururu de capote, feito com parte dos mariscos na casca e leite de coco.

Além das belas praias e paisagens naturais que são grandes atrativos turísticos, como é o caso de Maragogi, Alagoas possui lugares históricos tombados como patrimônio cultural do Brasil. Um deles é a Serra da Barriga, considerada também patrimônio do Mercosul em 2017. Foi lá que se estabeleceu a sede do Quilombo dos Palmares, entre o final do século XVI e século XVII, considerado o maior quilombo do país e da América Latina.

Dados gerais de Alagoas

Região: Nordeste.

Capital: Maceió.

Governo: democracia representativa, com o governador à frente do Poder Executivo estadual.

Área territorial: 27.830,656 km² (IBGE, 2020).

População: 3.351.543 habitantes (estimativa IBGE, 2020).

Densidade demográfica: 112,33 hab./km² (IBGE, 2010).

Clima: semiárido e tropical.

 

 FONTE: Brasil Escola- UOL




2 comentários:

Pro Dany disse...

Oiii Anynha linda!!! Saudades!! O tempo ta tão corrido que faz tempo que não visito as amigas queridas. Mas sempre arrumo um tempinho para responder aos recadinhos. Um lindo e maravilhoso final de semana. Beijocas no coração

compartilhondo tudo disse...

E muito bom

google-site-verification: google261ea1355834037a.html