15 de fevereiro de 2020

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AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

SEMANA DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 



No momento em que se inicia o trabalho específico de cada classe, é importante identificar, dentre os alunos, os diferentes graus de conhecimento sobre determinados conteúdos e saberes. É apropriado que esse processo se faça por meio de um diagnóstico criterioso, que orientará as futuras intervenções, de acordo com as características das turmas e níveis de conhecimento de cada aluno. Esse diagnóstico inicial, podem (e devem) ser utilizados, uma vez que essa avaliação tem como objetivo principal, instrumentalizar e nortear o trabalho da equipe gestora e dos professores, com ações de intervenções mais rápidas e pontuais, a tempo de melhorar o aprendizado do aluno no mesmo bimestre/semestre letivo.
A avaliação diagnóstica inicial constitui-se em instrumento imprescindível ao planejamento pedagógico, pois oferece condições para que os docentes conheçam o perfil de seus alunos e reflitam sobre seus saberes e não saberes, direcionando seu trabalho em sala de aula. Contudo, para que esta avaliação cumpra seus objetivos, é fundamental que seja realizada de forma criteriosa.
Para subsidiar este trabalho, é indispensável que tenham como base as expectativas de aprendizagem esperadas para cada período, de acordo com os documentos que regem o Ensino Fundamental  e a Educação Infantil no município.
 Nessa perspectiva, deve-se fazer uma avaliação diagnóstica dos alunos no que concerne à
aquisição do sistema de escrita, da leitura, pois convém que o educador examine o que os alunos já sabem, registrando suas observações, para poder planejar as primeiras intervenções.
A sondagem das hipóteses de escrita e leitura é um dos recursos de que o educador possui para conhecer as ideias que os educadandos já construíram sobre o sistema de escrita e leitura e, então assim, planejar as atividades didáticas.
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